quarta-feira, 11 de julho de 2012

Montagem da MakerGear

O primeiro passo após a decisão de montar uma impressora 3D é escolher o modelo. Dos diversos  disponíveis fiz a opção pela  MakerGear Prusa Mendel, principalmente por minha impaciência em aguardar chegar cada parafuso de um lugar diferente.

Efetuei minha ordem de compra no dia 06/12/2011 o pacote chegou em casa no dia 05/03/2012. Três meses de espera, após muitas idas e vindas pelos escaninhos da Receita e dos Correios! Mas ele chegou e a partir daí foi botar a mão na massa.

Todo o kit vem muito bem embalado com plástico bolha, não tive qualquer problema quanto ao transporte.

conteúdo do kit









Uma das diferenças entre a Prusa Mendel V2 e a Prusa MG são as buchas no lugar dos rolamentos lineares LM8UU



































E aqui com o eixo X instalado e a correia fixada.


Aqui, com a base de impressão instalada. Mais tarde descobri que isso é uma dor-de-cabeça para nivelar. O problema é que ele torce a estrutura do eixo Y ao nivelar. O resultado indesejado são elipses no lugar de ciculos.




Aqui, com os motores do eixo Z já fixados.















Estrutura dos eixos X, Y, Z e Extrusora montadas. Fica a questão da eletrônica. é bem difícil se organizar aqui, deve-se parar e ordenar tudo com muita calma. Senão, o resultado é esse emaranhado de cabos!











Com a fita espiral já melhorou um pouco o visual da máquina. Entretanto, ainda está com uma série de problemas. Tem fita em lugar errado. Da forma como coloquei no eixo Z não tem como ele se mover.
















2 comentários:

  1. Opa, quanto você pagou de taxa para os correios?

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    apenas a taxa para os Correios foi R$ 150,00. Mas hoje não recomendo importar uma, sai mais barato comprar aqui mesmo os kit's completos do pessoal da lista reprapbr.

    Valeu!

    ResponderExcluir